Dirección Pro Tempore  DAC - Directores Argentinos Cinematográficos

 Vera 559, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina

 Tel (+54-11) 5274-1030  - Email internacionales@dac.org.ar

Buscar
  • FESAAL

Foi realizado o Congresso Anual de Sociedades de Autores Audiovisuais Latino-Americanos



A Federação de Sociedades de Autores Audiovisuais Latino-Americanos – FESAAL – realizou o Congresso Anual nos dias 02 e 03 de outubro no Hotel Hyatt Regency, na cidade de Cartagena das Índias, Colômbia, reunindo os autores representantes das sociedades membros, juntamente com seus técnicos, sendo o foco principal desse encontro a defesa dos direitos autorais na região.


Como de costume, os autores representantes das Sociedades de Gestão Coletiva de Diretores, Roteiristas e Dramaturgos da América Latina, reuniram-se mais uma vez para, nesta união coletiva de autores, continuar debatendo sobre a defesa dos direitos autorais na América Latina. Com uma extensa agenda nos dois dias, as sociedades EDAP – Escritores, Roteiristas, Dramaturgos e Diretores Audiovisuais do Panamá, e CREADORES PY, Paraguai, receberam as boas-vindas e já começaram a fazer parte da Federação como sociedades membros. Seus autores foram parabenizados pelo início do caminho na defesa de seus direitos.


Dra. Carolina Romero – Diretora da Direção Nacional dos Direitos Autorais da Colômbia

No dia 02 de outubro realizou-se o primeiro Encontro de Mulheres do Audiovisual na América Latina, onde participaram as autoras integrantes das sociedades da Federação, informando o público sobre a situação de gênero na indústria em cada um de seus países, suas experiências, o papel que devem ter as entidades representativas, a possibilidade de um encontro internacional sobre a mulher na indústria audiovisual em um futuro próximo, e a necessidade de aumentar a conscientização sobre esse assunto tão próximo das autoras no território.



Além disso, foram realizados painéis técnicos necessários para a digitalização de obras e sistemas da informação, e novos objetivos foram propostos para o trabalho coletivo das sociedades, tratando as dúvidas dos autores e seus técnicos, bem como os problemas atuais em seus países, e formando comitês técnicos jurídicos para que o fluxo de informações seja permanente. Foi tratada como prioridade a relação da FESAAL no âmbito internacional, seus objetivos, medidas a serem tomadas, e o estabelecimento de um novo local e data de encontro.





Besides, the necessary technical panels for the digitalization of Works were presented; information systems, new objectives were set for the work of collective societies, dealing with the doubts of Authors and their technicians together with the present problematic of each country, with the purpose of maintaining a steady flow of information. On a prioritary note, the relation of FESAAL at an international level was discussed; their objectives, next steps, and setting a new place and date for meeting.



É importante destacar a entrega de duas placas de reconhecimento para Mario Mitrotti, Presidente da DASC, e para Alexandra Cardona Restrepo, Presidenta da REDES, em referência a sua luta conjunta com os autores colombianos, que conseguiram a sanção da Lei Pepe Sánchez que defende os direitos autorais dos diretores e roteiristas em seu território e no mundo.


Através desses encontros, destaca-se a importância do trabalho em conjunto, porque as conquistas obtidas pelos autores para a América Latina são o resultado do apoio que os países oferecem uns aos outros, confirmando que a união faz a força.