Dirección Pro Tempore  DAC - Directores Argentinos Cinematográficos

 Vera 559, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina

 Tel (+54-11) 5274-1030  - Email internacionales@dac.org.ar

Buscar
  • FESAAL

Os Diretores Coreanos assinam um acordo como associação aderente da FESAAL

Após a assinatura de um memorando de cooperação, colaboração e entendimento, a DGK – Directors Guild of Korea – é incorporada como una associação aderente à Federação de Sociedades de Autores Audiovisuais Latino-Americanos.

Desde sua fundação, em 2018, a FESAAL tem hoje dez sociedades fundadoras membros e três sociedades emergentes aderentes que estão em pleno processo de montagem e constituição.


Hyun-jin PARK (DGK) e Horacio Maldonado (Secretario General de la FESAAL)

Após a assinatura de um memorando de cooperação, colaboração e entendimento entre a Federação e o Sindicato dos Diretores Coreanos – DGK, hoje a FESAAL conta com a participação, na qualidade de aderente, deste sindicato que é muito forte no seu território e que reúne os diretores coreanos, a maioria diretores ativos e reconhecidos na indústria cinematográfica coreana, com o objetivo de se tornar, em um futuro próximo, na sociedade de gestão coletiva que protege os direitos dos autores audiovisuais em seu território e no mundo.

Desta forma, o primeiro objetivo baseia-se na colaboração recíproca e internacional, ajudando os diretores coreanos na futura formação de Sociedade de Gestão Coletiva que defenderá os seus direitos. Mostrando o caminho bem-sucedido alcançado na América Latina que, sem dúvida, é um modelo a ser seguido em termos de defesa dos direitos autorais e o fortalecimento no território.


É importante destacar que o Grêmio dos Diretores Coreanos DGK, representa aos Diretores Audiovisuais Coreanos em seu próprio paìs e ao redor do mundo, sendo que a Coreia do Sul tem uma vasta indústria audiovisual que se estende ao redor do mundo

On this month of October, Korean cinema will make 100 years since their first film – shown for the first time in a commercial venue on October 27th 1919, by the hand of Director Kim Dosan and his work “Uiriyok gutu”.

Foi o primeiro filme financiado, dirigido e interpretado por coreanos, filmado em 35 mm, em preto e branco e sem som, com um cenário que combinava cinema, teatro e locução. Eram tempos da colônia japonesa na Coreia, com uma forte repressão política, social e cultural.


Neste ano, 100 após o lançamento, a DGK – Directors Guild of Korea – o sindicato que agrupa Diretores Coreanos em seu território, faz uma homenagem com um vídeo que reúne os mais importantes diretores da Coreia: